Google meu negócio:
Guia completo para empreendedores.

Por: Daniel Bertoni - 23/09/19

Guia Completo Google Meu Negocio

Eu preparei esse guia completo do Google meu negócio pensando em você, empreendedor, dono de algum negócio físico ou prestador de serviço local, que, de alguma forma, quer alavancar seu negócio através da internet.

Acredito que antes de cotar serviços e pensar em grandes investimentos em Marketing Digital, por que não começar com as ferramentas gratuitas?

O Google oferece, gratuitamente, a ferramenta Google meu negócio.

Não usar essa ferramenta é abrir mão dos seus potenciais clientes para os concorrentes e deixar dinheiro na mesa.

96% dos brasileiros fazem pesquisa online antes de comprar em lojas físicas (guarde essa informação).

Será que nessas pesquisas você está sendo encontrado?

Se a sua resposta foi diferente de “sim”, não precisa se preocupar, pois com esse guia completo eu tenho certeza que essa realidade irá mudar.

Portanto, continue aqui comigo que eu vou te ensinar tudo que você precisa para destacar seu negócio local e obter mais clientes!

O que é o Google meu Negócio?

O Google meu negócios é uma ferramenta gratuita que permite empreendedores e empresários a cadastrarem seu negócio local no Google, permitindo assim, que seus negócios apareçam nos resultados locais do Google e do Google Maps.

Surgiu em 2014, após a junção das funcionalidades dos extintos Google+ e do Google Places e, desde então, é uma poderosa e estratégica ferramenta para buscas locais – Local Search.

Apareça nos resultados orgânicos através do Google meu negócio

Para quem essa ferramenta é útil?

Para todo micro, pequeno e médio empreendedor que possuem um negócio físico ou prestador de serviço local.

As possibilidades são infinitas, é perfeito para padarias, escritórios, farmácias, clínicas, petshops, lojas de roupas, restaurantes e por ai vai.

São mais de bilhões de buscas feitas no Google por esses tipos de estabelecimentos, produtos e serviços.

Se você tem um negócio local vendendo produtos ou prestando serviços, você deve se cadastrar no Google meu negócio.

Tenho loja física mas também vendo online, serve para mim?

Não tem problema, conforme eu já mencionei no início desse blog post, 96% dos brasileiros fazem pesquisa na internet antes de comprarem em lojas físicas.

Outro fator importante é que os consumidores gostam de comparar preços e reviews dos produtos, pois levam muito em conta a opinião de outros consumidores.

Portanto, não importa se você também vende online, alguns consumidores pesquisam online mas não abrem mão da experiência de comprar na loja física.

E o contrário também acontece, mais de 80% dos brasileiros fazem o caminho inverso, ou seja, pesquisam os produtos na loja física e depois compram online.

Não importa o cenário, é importante que você tenha presença online!

Sou prestador de serviço mas não tenho escritório, serve para mim?

Sim!

Mesmo que você não atenda clientes em um estabelecimento físico ou faça seus atendimentos 100% online, você consegue usufruir do Google meu negócio.

Para isso você deve cadastrar e configurar sua empresa para atender no local do cliente.

Tenho um e-commerce, serve para mim?

Se você tiver um ponto físico, seja para vender ou retirar produtos, sim.

Se não é o caso, não vai te ajudar em nada.

Gaste suas energias em outras estratégias. Aposte em Links patrocinados no Google e Facebook, Marketing de Conteúdo e Otimização SEO.

Como funciona os resultados Local Search?

O Google meu negócio aumenta as suas chances de ser encontrado pelo seu potencial cliente no momento em que ele mais precisa.

Existem 3 formas da sua empresa cadastrada no Google ser encontrada, veja como:

Digitando o tipo de estabelecimento:

Nesse tipo de busca o Google conecta o usuário (cliente) aos estabelecimentos mais próximos da sua localização.

Quando esse tipo de busca é realizada por Smartphone os resultados são ainda mais precisos, pois o Google pode usar o GPS do próprio aparelho para melhorar a precisão dos resultados.

Digitando o tipo de estabelecimento + bairro/cidade:

Diferente da possibilidade a cima, agora, a localização que seu cliente não é o fator mais determinante, visto que, ele já indicou o local que deseja encontrar o estabelecimento.

Esse tipo de busca é muito comum quando alguém vai viajar para determinado lugar e deseja conhecer os melhores restaurantes, cafés, hotéis do destino.

Digitando o nome do estabelecimento:

Tem como ser mais direto? Acho que não.

Dessa forma o resultado vai mostrar ao lado uma ficha completa da sua empresa, com todos os dados que você cadastrou.

Por isso é extremamente importante que você sempre deixe essas informações atualizadas!

Telefone para contato, e-mail, site, endereço, fotos atualizadas.

Tudo isso é importante e impacta em como o cliente vai avaliar a sua empresa.

DICA: está se tornando uma tendência usuários pesquisarem “os melhores” ou “o melhor”, portanto, colocar esse termo pode aumentar suas chances de ser encontrado.

Exemplo: Nome da sua empresa – A melhor Pizzaria de Nome do Bairro/Cidade.

Seja encontrado pelos seus potenciais clientes através do Google meu negócio

Quais os benefícios do Google meu negócio?

Só o fato de ter sua empresa cadastrada no Google melhorar suas chances de ser encontrado nos resultados orgânicos, já vale o uso dessa ferramenta.

Principalmente porque o Google detém mais de 80% do mercado, ou seja, mais de 80% das pessoas do mundo todo usam o Google para procurar algo – seu produto ou serviço, por exemplo.

Além do mais, essa ferramenta é totalmente gratuita e, não para por aí, o Google meu negócio ainda tem muitos benefícios, confira.

Presença Online: sua empresa em destaque no Google.

Eu já mencionei vários dados nesse blog post mostrando como o usuário usa a internet para interagir com os estabelecimentos.

Seja fazendo pesquisa de preços, ou até mesmo buscando opiniões de outros consumidores.

Por isso é fundamental ter uma forte presença online.

Com o Google meu negócio isso é possível e, o melhor de tudo, gratuitamente!

Na sua ficha o cliente pode visualizar fotos do estabelecimento, eventos, promoções, produtos e muito mais.

Isso faz com que o cliente conheça melhor a sua empresa, sua marca e cria a possibilidade de gerar mais conexão com ele.

Além disso, ao registrar sua empresa Google você ganha o benefício de ter os seus dados de contato sempre a disposição do cliente.

Imagina que, sempre que seu cliente precisar de você ele terá rápido acesso aos seus dados de contato e endereço, com apenas alguns cliques.

Ainda tem mais.

De acordo com uma pesquisa do Google, 50% dos usuários que pesquisaram em seu Smartphone por algum tipo de estabelecimento, visitou o mesmo em até 1 dia útil.

Ou seja, se a sua empresa for encontrada você tem 50% de chances de trazer esse potencial cliente a sua loja.

Interação com seus clientes.

O Google meu negócio permite que os clientes possam avaliar e deixar comentários sobre a sua empresa.

Essa é uma importante oportunidade de comunicação e interação com seus clientes.

Essa rápida e fácil comunicação permite maior proximidade com seu cliente e, ajustar o que for necessário conforme as necessidades dos clientes.

Através desses comentários você conseguirá medir e avaliar o seu desempenho de atendimento, qualidade de produto e muito mais.

Analisar informações importantes.

A ferramenta disponibiliza Insights muito importantes sobre o comportamento do seus clientes e potenciais clientes.

Através do Google meu negócio você consegue identificar como o cliente encontrou sua loja.

Ele mostra se a sua empresa foi descoberta ou se foi uma busca direta, além de mostrar se você foi encontrado nos resultados do Google ou no Google Maps.

Além disso, você consegue obter informações de quantos clientes optaram por ligar para você e quantos clicaram em solicitar uma rota para chegar até a sua empresa.

Você ainda consegue ver a que horas eles ligaram e identificar de onde esses clientes são pelas rotas que eles executaram para chegar até seu estabelecimento.

Como bom empreendedor é fundamental saber interpretar e tirar maior proveito dos dados que a ferramenta te fornece.

Tudo isso na tela do Smartphone.

Comodidade e praticidade.

O Google meu negócio tem esses benefícios também.

Você consegue gerenciar seus perfis tranquilamente através de um aplicativo para Androide e IOS sem dificuldades.

Editar e atualizar seus dados, postar fotos, promoções e até mesmo vídeos de 30s.

Claro que eu também tenho que falar na perspectiva do cliente.

De acordo com o Google, em média, 88% das pessoas que fazem Local Search usam o Smartphone, ou seja, utilizar o Google meu negócio pode te colocar na tela do Smartphone do seu potencial cliente.

Principais erros que as pessoas cometem no Google meu negócio

Principais erros ao se cadastrar no
Google meu negócio.

Separei dois dos principais erros que as pessoas cometem ao registrarem sua empresa no Google.

O primeiro deles é o uso das Hashtags. Não, elas não funcionam!

Não tem necessidade de gastar caracteres colocando o jogo da velha (#).

O Google meu negócio recomenda até 300 caracteres por postagem, sendo que, somente 50 até 60 caracteres aparecem se você adicionar alguma das CTAs disponíveis.

Você ainda vai perder esses preciosos espaços com Hashtags? Não faz sentido. Use sabiamente esses espaços.

Outro erro muito comum é, criar a conta e abandonar o perfil.

Sem dúvida deve ser um dos piores erros que se cometem.

Já peguei perfis com números de telefone desatualizados, endereço errado e vários reviews sem resposta.

Isso afeta negativamente a imagem da empresa e, com certeza a empresa fica mal vista pelo cliente.

Além do mais, inconsistência no NAP (Nome, endereço e telefone) é o fator que mais penaliza seu ranking nas buscas locais.

Portanto, MUITA atenção nesse detalhe!

Como se cadastrar no Google meu negócio e
colocar a minha empresa no mapa?

Agora que você já sabe o que é Google meu negócio, quais erros não cometer e como ele pode ser vantajoso para seu negócio local.

Você deve estar super empolgado para cadastrar sua empresa no Google e começar a alavancar seu negócio através da internet. Certo?

Eu imagino, eu também fiquei empolgado quando conheci o Google meu negócio.

Para se cadastrar é muito simples, vou te mostrar um tutorial com algumas dicas bem legais.

Acesse o Google meu Negócio e faça login com sua conta Google.

Como você está começando do zero, escolha a opção para registrar um novo negócio.

Como me cadastrar no Google meu Negócio

Chegou em um passo importante, colocar o nome da sua empresa.

Nessa etapa eu recomendo que você explore a palavra-chave do seu negócio, ou seja, o tipo de serviço ou produto principal.

Se você tem uma pizzaria por exemplo, nela podem vender outros produtos como hambúrgueres e batata frita, mas o produto principal é a pizza.

Veja como eu otimizo o nome da empresa:

Nome do estabelecimento + serviço/produto + localização: bairro/cidade

Ficaria assim:

Pizza Já – A melhor Pizzaria Delivery de Belém.

Google My Business passo 1

Tocamos nesse assunto no começo desse blog post. Lembra?

Se você não tem um espaço físico, atende no local do cliente ou faz seu atendimento 100% online, escolha a opção NÃO.

Caso você tenha seu escritório, consultório, loja ou qualquer outro tipo de estabelecimento, escolha SIM. Esse local irá aparecer nas buscas.

Google My Business passo 2

MUITO CUIDADO!

Preencha com atenção o seu endereço e, lembre-se que, inconsistência no NAP é o maior motivo de penalização nos resultados Local Search.

Google My Business passo 3

Olha que legal, eu disse que o Google meu negócio era uma ferramenta incrível.

Sabemos que alguns modelos de negócio tem um raio de atuação além do seu bairro, cidade ou Estado.

O Google meu negócio te permite escolher o seu raio de atuação, basta adicionar os locais desejados.

Google My Business passo 4

ATENÇÃO!

Assim como o nome da sua empresa, essa é outra etapa que merece um grau maior de atenção e dedicação.

O Google meu negócio te oferece mais de duas mil opções de modalidades, então, procure com cautela e escolha a que MELHOR se enquadra o seu negócio.

Eu te digo isso porque algumas modalidades são muito parecidas, ou então, uma está inclusa dentro de outra.

Por exemplo, a modalidade manicure pode está dentro de salão de beleza.

Procure com paciência porque algumas modalidades tem um volume de busca maior que outros, por isso você deve escolher com inteligência.

Faz mais sentido para você colocar manicure ou salão de beleza? Qual o serviço que você mais faz? Cabelo ou unha?

Escolha aquela modalidade que seja o seu maior gerador de caixa ou que trazem mais clientes para sua loja.

Com esses clientes na sua loja, você poder oferecer produtos ou serviços mais caros e aumentar sua lucratividade.

 

Estamos quase finalizando!

Eu não preciso nem te alertar o quanto esse número de telefone é importante. Certo?

Escolha um número que você realmente tenha acesso e use, ele ficará visível nos resultados do Google e do Google Maps.

Se a sua empresa tem um site, coloque.

Caso você esteja realmente começando e não tenha ainda, sem problemas, você pode colocar a URL de alguma rede social da empresa ou criar um site gratuito através do próprio Google meu negócio.

Ele cria o site baseado nas informações que você colocou na sua ficha de cadastro.

Etapa final.

O Google te dá a opção de receber recomendações dele no seu e-mail, eu recomendo que você aceite.

Pronto, basta clicar em concluir que finalizamos a parte de cadastro.

Calma, ainda não acabou.

Agora, preencha o campo com o nome do responsável que irá receber a carta de verificação e confira se o seu endereço está correto.

Tudo ok? Clique em correio para avançar.

Google My Business passo 8

Sua carta de verificação está a caminho.

Basta conferir se os seus dados estão ok e clicar em continuar.

O Google irá enviar uma carta com o Código de confirmação para validar sua empresa.

Enquanto você aguarda a sua carta de verificação, termine de preencher a ficha da sua empresa com os dados que falta.

Lembre-se sempre de fornecer dados atualizados e coloque fotos de qualidade do seu estabelecimento e produtos.

Google My Business passo 10

E quando a sua carta de verificação chegar, basta clicar em “verificar conta”.

Basta inserir o código e confirmar.

Pronto!

Saiba como usar o Google meu negócio e
destacar a sua empresa nos resultados locais.

Até agora você já aprendeu o que é Google meu negócio, suas principais vantagens e benefícios, erros que não deve cometer e já cadastrou sua empresa no Google.

Agora você vai aprender a tirar o maior proveito do Google meu negócio, como usar a ferramenta da melhor forma!

A importância dos Reviews.

Sabe aqueles comentários e avaliações nos perfis das empresas?

Eles são a alma do seu negócio local. Isso porque, 93% dos consumidores leem revisões locais para decidir se uma empresa é boa ou não.

Dedique um tempo precioso para dar a devida atenção às suas avaliações.

Cada comentário positivo é uma oportunidade de fidelizar de vez o seu cliente, portanto, seja atencioso e generoso em reconhecer os elogios.

E, cada crítica é uma oportunidade de melhor e mostrar que você realmente se importa com a satisfação do seu cliente.

Seja gentil e educado na sua resposta e, tente tirar as dúvidas e objeções que o cliente teve.

Se você conseguir reverter essa crítica em um elogio depois, excelente!

Se você não tem avaliações, então, está passando da hora de você começar a pedir.

Isso mesmo, não tem nada de errado incentivar as pessoas a avaliarem seu negócio.

Incentive os clientes satisfeitos a avaliarem seu negócio, veja como é fácil.

Basta acessar o Google Maps, digitar o nome da sua empresa e então clicar em compartilhar.

Pronto, agora é só copiar o link e enviar por SMS, WhatsApp ou e-mail para seu cliente.

Os reviews são importantes porque eles influenciam diretamente na sua autoridade e na confiança dos potenciais clientes.

Estabelecimentos que tem mais reviews recebem mais visitas e vendem mais!

Habilite o envio de mensagem diretamente do Google meu negócio.

Pode parecer pouca coisa, mas faz uma grande diferença.

Às vezes o cliente não quer ligar e, a possibilidade de enviar uma mensagem diretamente do Google meu negócio é uma excelente alternativa.

De acordo com esse estudo realizado pela FranchiseHelp, apenas 10% dos clientes preferem conversar por telefone.

Os outros 90% preferem por mensagens de texto, ou seja, aumente as suas chances de conversão habilitando o envio de mensagem.

Veja como é simples.

No seu painel de informações da empresa, clique em “Ativar a troca de mensagens”.

Agora é só adicionar o número desejado (o número não fica visível ao público) e confirmar.

Depois você ainda pode configurar mensagens de boas-vindas.

Vale ressaltar que, é importante sempre responder com agilidade para manter sempre uma excelente taxa de resposta exibida no seu perfil da empresa.

Como fazer ótimas publicações no Google meu Negócio.

Como eu já mencionei a cima, não basta somente colocar sua empresa no mapa, você precisa movimentar seu perfil.

Vou te dar dicas de como criar postagens, dimensões de imagens e até número ideal de caracteres para movimentar da melhor forma possível o seu perfil no Google meu negócio.

Você pode usar os posts para divulgar produtos, lançamentos, divulgar eventos, promoções e descontos exclusivos.

Além disso você pode mostrar toda sua empresa, inclusive um tour 360º em vídeo pelo seu estabelecimento.

O Google post permite vários formatos de conteúdo, em texto, vídeos, fotos e até mesmo gifs.

Sempre que você for postar algo, capriche na qualidade da sua foto, se possível, contrate um fotógrafo profissional.

As dimensões ideais (recomendo e uso) para suas fotos é de 400×300 px.

Já a quantidade de caracteres pode ser de até 300 por postagem, se você não adicionar alguma CTA.

Caso você coloque algumas das várias CTAs, o Google só mostrará de 50 a 60 caracteres.

Portanto, seja criativo e case bem o texto com chamada para ação.

O Google meu negócio disponibiliza várias opções de chamadas, veja:

Reservar; Fazer o pedido online; Comprar; Saiba mais; Inscrever-se; Acessar oferta; Ligar agora.

Cada uma voltada para um propósito diferente.

Outra dica importante é programar um calendário de publicações.

O Google meu negócio deixa a sua publicação visível por 7 dias, depois disso o Google “camufla” ela.

Portanto, acho interessante se programar para postar um novo conteúdo a cada 7 dias. Assim, você consegue sempre manter um engajamento com seus clientes.

Lembrando que, publicações como eventos que costumam ter uma data de inauguração, ficam visíveis até o dia do evento.

Sempre mantenha seus dados atualizados!

Sei que já bati nessa tecla várias vezes nesse blog post, somente porque é muito importante mesmo.

Eu preciso que isso fique realmente claro e gravado na sua cabeça, rs.

NAP (Nome, Endereço e Telefone):

Eu já disse que manter a NAP desatualizada pode, e vai, te prejudicar no seu ranking nos resultados Local Search.

Portanto, é primordial deixar sempre seu nome, endereço e telefone de forma correta e precisa.

E, tem um detalhe muito importante, você precisa ter consistência com seu NAP, ou seja, em todas as suas redes sociais e plataformas você precisa manter exatamente igual.

Os mesmos dados de nome, endereço e contato que vão na sua ficha do Google meu negócio, coloque igualmente no seu perfil comercial do Instagram, Página comercial do Facebook e do seu site.

Descrição:

Outro detalhe que você deve prestar atenção na hora de otimizar sua ficha é a descrição da sua empresa.

O Google meu negócio permite que você faça uma breve descrição da sua empresa, aqui é uma excelente oportunidade de explorar algumas palavras-chave do seu negócio.

são disponibilizados 750 caracteres, use-os sabiamente.

Imagens:

Foto de perfil, foto de capa e foto do seu negócio (se for físico).

De acordo com a Synup, empresas que tem fotos atualizadas do seu negócio possuem um aumento de 35% nos cliques.

Além do mais, empresas com fotos recebem mais ligações e solicitações de rotas.

Para sua foto de perfil, use as dimensões 250 x 250 pixels e para a foto de capa 2120 x 1192 pixels.

Atributos:

Seu estabelecimento tem Wi-Fi grátis? Tem estacionamento? Aceita cartão?

Quais os diferenciais que sua empresa oferece? Todos esses dados você pode adicionar a ficha da sua empresa.

Fique atento as funcionalidades:

Isso mesmo, o Google está disponibilizando novidades de funcionalidades para certos tipos de estabelecimentos.

O Google Maps já disponibiliza a função reservar para salões de beleza e barbearias.

Restaurantes também ganharam uma funcionalidade para marcar mesas.

Importante está acompanhando e implementando os novos recursos, tudo para otimizar ainda mais suas conversões e entregar uma melhor experiência para seu cliente.

Apareça no Google Maps através do Google meu negócio

Conclusão.

Ufa!

Você merece até um diploma agora, rs.

Pode se considerar um expert em Google meu negócio.

Claro que agora precisamos botar tudo em prática, nada se desenvolve somente na teoria.

Deixei explanado e tudo evidenciado em dados de como cadastrar sua empresa no Google será positivo para seu negócio local.

Recapitulando e resumindo tudo!

O Google meu negócio vai ajudar a sua empresa a ter mais presença e autoridade online.

Vai te aproximar mais e aumentar o engajamento com seu cliente através das suas publicações.

Você vai poder entender melhor o seu cliente através dos insights, entendendo como seu cliente está te achando, quais horários ele liga mais e de onde eles são.

Você vai conseguir medir o seu desempenho através dos reviews, tendo a oportunidade de fidelizar ainda mais clientes e até de melhorar o seu negócio através das críticas.

Além de te ajudar a se posicionar na primeira página do Google, conectando o seu empreendimento com seu potencial cliente no momento em que ele mais precisa.

Isso só confirma como essa poderosa ferramenta gratuita do Google é extremamente estratégica e, agora, pode fazer parte do seu arsenal de Marketing Digital!

Você acha que vai conseguir alavancar o seu negócio aplicando o que eu ensinei aqui?

Se a sua resposta for sim, eu tenho um único pedido para você, compartilhe esse conteúdo com algum empreendedor ou empresário que você conheça. Combinado?

Até a próxima dica.

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